Neste final de semana, o Vila Velha Tritões mostrou mais uma vez que o esporte capixaba só precisa de incentivo. Eles foram campeões do brasileiro de Futebol Americano, no estádio em que Pelé foi rei, a Vila Belmiro! Eu não estou com muito tempo para escrever um texto, mas vou deixar publicado abaixo uma reportagem que fiz com esses atletas no começo do Campeonato Brasileiro. Ela é um pouco sobre a situação do esporte que tanto cresce no Espírito Santo, mas no final tem uma sub falando do Tritões. Parabéns a toda equipe capixaba! Quem pôde ver vocês trabalhando, treinando e quem conheceu um pouco da rotina de cada um, fica muito feliz com o título alcançado.
Parafraseando nosso ainda Presidente da República: nunca antes na história desse país a paixão por uma bola oval e laranja mobilizou tantas pessoas quanto nos últimos anos. De uma brincadeira entre amigos há seis anos, o futebol americano ganhou importância, se consolidou como um dos esportes que mais crescem no Brasil; e o Espírito Santo não ficou fora desse processo de afirmação.
Parafraseando nosso ainda Presidente da República: nunca antes na história desse país a paixão por uma bola oval e laranja mobilizou tantas pessoas quanto nos últimos anos. De uma brincadeira entre amigos há seis anos, o futebol americano ganhou importância, se consolidou como um dos esportes que mais crescem no Brasil; e o Espírito Santo não ficou fora desse processo de afirmação.
Foi nas areias das praias de Vila Velha e Vitória, sem equipamentos de proteção e com pequenos grupos de amigos que o esporte começou a sua história no Estado. Dessas areias surgiu muito mais que os dois primeiros times (o Praia da Costa Crabs e o Vitória Marlins); surgiu a motivação para se organizar o Futebol Americano em terras capixabas.
Mesmo munidos somente das ferramentas básicas de divulgação, como a internet e o “boca-a-boca”, o interesse público pelo esporte aumentou. Surgiram várias equipes e o número de atletas por time chegou a quase 40. Nesse cenário de crescimento e popularização, os primeiros atletas do Estado organizaram a Liga Espíritossantense de Futebol Americano (Lesfa) para facilitar a organização de torneios e discutir os rumos do esporte no Estado.
Os resultados da Lesfa já se fazem presentes. Criada em 2009, entre outras tantas melhorias, a Liga conseguiu transferir todos os jogos do estadual, que eram disputados nas areias da praia, para a grama. A principal atribuição da Lesfa, no entanto, é divulgar o trabalho dos times capixabas para o resto do Brasil. Ela é a principal responsável pela participação do Vila Velha Tritões em dois torneios nacionais: I Ubá Bowl e Saquarema Bowl VII.
“O futebol americano de areia foi extinto no estado. Agora, os times jogam apenas na grama, com equipamentos e sem o capacete. Este é o futebol amecicano Half-Pads”, destaca Bruno Oliveira, diretor de comunicação da Lesfa.
Brasileirão
A motivação para a solidificação do Futebol Americano no Brasil é realmente grande. Em união com outras ligas estaduais, a Lesfa, representada mais uma vez pelo Vila Velha Tritões, tem o prazer de receber a abertura do campeonato brasileiro de futebol americano Full-Pads, II Torneio Touchdown em agosto. O torneio reune equipes de todo o Brasil como Vasco da Gama Patriotas, São Paulo Spartans, Curitiba Hurricanes, Ponta Grossa Phantoms, São José Istepôs e Jaraguá do Sul Breakers e os jogos acontecerão em todo o Brasil.
Tritões: orgulho capixaba
A equipe que tem o nome inspirado nos guerreiros do oceano, surgiu do antigo Praia da Costa Crabs. A equipe sobreviveu os três primeiros anos disputando apenas amistosos, quando no ano de 2007 iniciou treinamentos mais específicos para a disputa do primeiro campeonato estadual, o Colibri Bowl.
Desde então, a equipe está invicta em jogos estaduais. “Desde 2007, o Tritões tem uma pessoa que é responsável pela parte técnica do time. Isso fez com que o time se preocupasse em aprender a jogar Futebol Americano de verdade. Hoje já podemos dizer que isso é uma realidade. O Tritões é considerado um dos times mais técnicos do Brasil”, conta Bruno Araújo, técnico da equipe de Vila Velha.
Apesar de amadores, o Tritões luta pelo reconhecimento e pela popularidade visando principalmente difundir o esporte. As ações de marketing da equipe já puderam ser acompanhadas no Shopping Praia da Costa com a exposição de materiais e uniformes de jogo e nos jogos, onde foram sorteadas camisas para o público.
0 comentários:
Postar um comentário